Gente! É C O P A DO MUNDO!!!
E amanhã tem jogo do Brasil!!!
Muitas emoções antes, durante e após o jogo né!
Como diria a famosa frase de Galvão Bueno:
"HAAAAJA CORAÇÃO!!!"
Pois é... "haja coração"... e a gente só tem um né... Olha que coisa...
Médicos alertam para o risco de ataques do coração nos jogos do Brasil na Copa.
Um estudo do cardiologista Nabil Ghorayeb, do Instituto Dante Pazzanese, de São Paulo, durante os jogos decisivos do Brasil na Copa, há um aumento de 28% do atendimento de ocorrências cardíacas, segundo o site Portal da Copa (http://www.copa2014.gov.br/).
POR QUE ISSO ACONTECE?
Durante os jogos, principalmente do Brasil, nossas emoções vibram junto com os jogadores né!
É tão bom ver o jogo da nossa Seleção com familiares, amigos e até colegas do trabalho... vibrar com os passes, petiscar guloseimas, aquela cerveja geladinha, a animação, a tensão quando a bola tá com o adversário... e no momento do gol??
GOLLLL!!! E quando o gol é do adversário? Chateação total, fora a braveza e os palavrões né...
Mas o que acontece por dentro?
Por dentro é uma loucura maior ainda!
Quando você está sentadinho no sofá vendo o jogo, o stress e a ansiedade aumentam muito, descontroladamente, demais!!
A percepção de tudo que ocorre durante o jogo é realizado por uma parte do encéfalo chamado córtex, o qual é interpretado por uma rede gigante de neurônios que abrangem grande parte do encéfalo. Esse córtex aciona um outro circuito cerebral subcortical, o sistema límbico, através de estruturas que controlam emoções e sistemas viscerais, como o coração, por exemplo. Essas estruturas são chamadas de amígdala e, principalmente, o hipotálamo. É com essa ativação que as alterações físicas do seu corpo vão ocorrer como, aceleração e aumento da força das batidas cardíacas, sudorese aumento da velocidade de respiração e a secreção de adrenalina e noradrenalina!
De contra-partida, o hipotálamo ativa uma glândula chamada hipófise, na qual, no estresse, o principal hormônio liberado é o ACTH, que, pelo sangue, vai até a parte cortical das glândulas adrenais (acima dos rins), provocando aumento da secreção dos hormônios corticosteróides. Esse "bicho" aí altera o metabolismo (pode ser avaliado medindo-se a quantidade de cortisol no sangue).
Com a liberação dessas substâncias na corrente circulatória, o organismo reage com aumento da pressão e da frequência cardíaca. Em pessoas com o risco maior de complicações cardíacas, isso pode causar infarto do miocárdio, arritmias, morte súbita, que são as complicações desse tipo de estresse no coração.
Bem, para quem tem riscos ou já apresenta problemas cardíacos, a orientação é sempre fazer acompanhamento médico. CONSULTE SEU CARDIOLOGISTA! :)
E quem não tem problemas cardíacos?
DEVE também fazer acompanhamento médico!!!
MAS COMO CONTROLAR TANTAS EMOÇÕES?
É quase que inevitável controlar tanta emoção na hora do jogo! Mas lembre-se sempre: como começa tudo isso?? Isso mesmo.. com a TENSÃO, ANSIEDADE...
Lembra de quando você ficava irritado e sempre ouvia alguém dizer: "Respira e conta até 10" ??
Pois bem! Esse é um truque muito útil! Quando sentir que a tensão, o ritmo cardíaco e a ansiedade estiverem muito altos, respire beeeem fundo, feche os olhos e conte até 10!
Se você não for aquele FANÁTICO (!!!) pode dar uma voltinha e ir até a cozinha beber um copo d'água! Vale tudo pra dispersar o pensamento!
Afinal apenas alguns segundinhos longe do jogo não vão fazer mal, ao contrário... vai fazer os hormônios se acalmarem e retornar a sua homeostase (equilíbrio das funções do corpo).
Mas também não demore muito pra perder o GOL né!!
Bom jogo para todos!! VAI BRASIIIIIIL!!!!
E lembre-se:
CONSULTE UM PSICÓLOGO :)




Nenhum comentário:
Postar um comentário